Associação Mensa Brasil

A Associação Mensa Brasil, registrada no 10º Cartório de Registro de Títulos e Documentos da cidade de São Paulo, SP, é uma associação sem fins lucrativos fundada por membros da Mensa em São Paulo no ano de 2002, inscrita no CNPJ sob o número 005.544.091/0001-40.

A Associação Mensa Brasil não possui sede na prática, sendo que seu endereço permanece o mesmo desde sua fundação: Rua Luiz Seraphico Jr., 158, Chácara Santo Antônio, CEP 04.729-080, São Paulo-SP; endereço onde encontra-se a escola privada Elvira Brandão de educação infantil, ensino médio e fundamental.

Seu estatuto reflete e tem por referência a Constituição Internacional da Mensa e atende, na medida do possível, os requisitos constitucionais mínimos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Diretores (IBD) da Mensa; mas sem, no entanto, ser ou estar reconhecido como Constituição Nacional da Mensa no Brasil, função normalmente desempenhada por um documento a parte.

A Associação Mensa Brasil possui e mantém dois sites na internet: mensa.org.br e mensa.com.br, sendo esse último o site atualmente indicado na página correspondente ao Grupo Nacional da Mensa no Brasil no site mantido pela Mensa Internacional Limited,  mensa.org, sendo este site seu site internacional.

A Mensa, no entanto, assim como a Mensa Brasil, enquanto organização, não possui personalidade jurídica. É por isso, na prática, uma sociedade não personificada. A Associação Mensa Brasil, no entanto, é uma associação sem fins lucrativos registrada em São Paulo, SP, e da qual muitos membros da Mensa no Brasil são sócios ou contribuintes.

Este site é da Associação Mensa Brasil?

Não. Como já indicado acima, a Associação Mensa Brasil possui e mantém dois sites na internet: mensa.org.br e mensa.com.br, não sendo este um site vinculado de qualquer forma com essa Associação.

A Associação Mensa Brasil é a filial da Mensa no Brasil?

Não. Como dito acima, a Mensa enquanto organização não possui personalidade jurídica e, por isso, não possui filiais, representantes ou subsidiárias.

Todos os membros são sempre membros da Mensa, mas que normalmente se encontram filiados a grupos nacionais de membros da Mensa. No caso do Brasil, este grupo por vezes se identifica como Mensa Brasil, e muitas vezes é confundido com a própria Associação Mensa Brasil, mas essa confusão não é procedente.

A Associação Mensa Brasil é filial da Mensa International Limited?

Não. Mesmo que estipulado em seu estatuto que a Associação Mensa Brasil é afiliada a Mensa, a Mensa por sua vez não possui organizações afiliadas além da Mensa International Limited. Apenas membros, que podem ser diretos ou organizados em grupos nacionais.

A única vinculação jurídica concreta em seu estatuto entre a Associação Mensa Brasil e outra organização afiliada a Mensa é o dever de contribuir com a Mensa International pagando uma parcela apropriada de sua renda à Mensa International Limited, de acordo com as regras adotadas pela Diretoria Internacional da Mensa. Ou seja, de acordo com as ASIES aprovadas pelo IBD.

No entanto, ao contrário do que prevê o estatuto da Associação Mensa Brasil, a Mensa International Limited não é proprietária da marca “Mensa” no Brasil, e por conseguinte do nome “Mensa” no país; que já encontra-se registrado no Brasil pela empresa Mensa Distribuidora Ltda. Uma empresa sem qualquer relação ou vinculo com a Mensa International Limited ou mesmo com a Associação Mensa Brasil.

A marca “Mensa Brasil” e “Mensa Brasil Sociedade de Alto QI”, no entanto, são objeto de dois pedidos de registro de marca realizados no Brasil no no de 2015 por Marcel Kroerz, membro da Mensa no Brasil desde janeiro de 2013 e quem administra este site desde sua criação no final do ano de 2013, além de dois outros grupos que também levam o nome Mensa Brasil no Facebook, sendo o último desses dois pedidos de registro transcorrido sem oposição.

O estatuto da Associação Mensa Brasil é a Constituição Nacional da Mensa no Brasil?

Não. Apesar de ter a aparência de ser e de ser por muitos considerado como se fosse, não há qualquer registro de que uma Constituição Nacional da Mensa referente ao Grupo Nacional de Membros da Mensa no Brasil tenha sido alguma vez aprovada pelo Oficial Revisor de Estatutos Internacional da Mensa (CRO). A Mensa Brasil, mesmo tendo sido reconhecida como Mensa Full em 2006, não possui uma constituição nacional devidamente aprovada de acordo com as regras internacionais da Mensa, nem reconhecida por ela. Sendo assim, não há atualmente uma Constituição Nacional aprovada para o Grupo Nacional de Membros da Mensa no Brasil.


 

Mensa Brasil
Sociedade de Alto Q.I.