Admissão

A Mensa Brasil é uma organização apolítica, não religiosa, mantida única e exclusivamente por seus membros e voluntários e cujos principais objetivos são:
  1. Identificar e fomentar a inteligência humana para o benefício da humanidade;
  2. Incentivar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e
  3. Fornecer um ambiente intelectual e socialmente estimulante para os seus membros.
Para participar, é preciso apenas ter obtido uma pontuação igual ou superior a 98% da população em geral em algum teste padronizado de inteligência, adequadamente supervisionado por um psicólogo e organizado pela Mensa Brasil ou reconhecido por ela.

Confira a seguir uma breve lista dos testes atualmente recomendados para admissão:


Ao realizar um teste de inteligência, certifique-se de que lhe será entregue o resultado e que o mesmo ateste claramente seu nome, nome e edição do teste realizado, nome completo do psicólogo responsável com CRP e a data e local onde o teste foi realizado, o resultado obtido em pontuação e principalmente em percentil – coluna geral da tabela (norma) indicada no manual do teste.

Receber o resultado do teste que você realizou é um direito seu, e um dever do psicólogo responsável pela aplicação do teste. Somente o resultado expedido por escrito por um psicólogo habilitado e contento todas essas informações acima é que poderá garantir sua admissão.

Onde fazer

A Mensa Brasil não organiza nem realiza testes supervisonados de inteligencia e não tem uma lisa específica de psicólogos credenciados. Todo psicólogo regularmente inscrito no Conselho Regional de Psicologia já é profissionalmente habilitado para a aplicação de qualquer um dos testes supervisionados de inteligências recomendados para admissão. A única restrição de cada profissional é com relação a disponibilidade do proprio psicologo quanto aos cadernos de teste para sua aplicação.

Confira:

Preparando-se para o Teste

Embora exista uma crença geral de que o QI do indivíduo não mude significativamente ao longo do tempo, você pode ter um melhor desempenho em um testes padronizado de inteligência se você tiver ao menos alguma prática de antemão, especialmente se você nunca participou anteriormente de um teste como esse.

Há muitos testes de inteligência disponíveis on-line, os quais você pode utilizar para praticar e estimar seu resultado, basta usar o Google para encontrá-los. Mas lembre-se, estes testes são apenas indicativos e não podem ser utilizados como uma forma de ingresso na Mensa. Os testes de admissão para a Mensa devem ser devidamente supervisionados por um psicólogo habilitado.

Confira aqui um teste on-line que pode ser utilizado como preparatório para o teste de supervisionado: iqtest.dk. As instruções deste testes encontram-se em Inglês, Espanhol, Dinamarquês e Alemão, mas não se preocupe, os testes realizados no Brasil são todos adequadamente instruído em Português.

E agora?

Participe do grupo oficial da Mensa Brasil no Facebook, curta a página oficial e fique por dentro!
A Mensa Brasil espera por você!